"Here's tae the King Sir, Ye ken wha I mean Sir.
And tae every honest man that would dare it again.

Here's tae the chieftains of a' the Hieland clans
They dare'd mair then once, and will dare it again!

When ye hear tae the pipes sound "Tootie tattie" tae the drum.
Then up your sword and doon your gun, and tae the rouges again."

(The Jacobite Toast)


Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Archive

Saturday 25 July 2009

Highland Games - Jogos escoceses

Os Highland games são uma combinação única de esporte e cultura. Geralmente incluem eventos de campo e trajeto, competições de gaitas-de-foles e dança tradicional e os chamados "Heavy events" (Eventos pesados) como cabo de guerra, arremesso de martelo e o arremesso de tronco. Disputas de habilidade e força entre clãs fazem com que este tradicional evento seja adimirado e visitado todo ano por milhares de pessoas.
De acordo com fontes, foi numa reunião em 1574 que o "tossing o yer barr" (Caber tossing - arremesso de tronco) apareceu pela primeira vez em registro.

Vamos aos jogos...

Highland Run

O evento dá início aos jogos de Highland. Concorrentes se reúnem em Glenn Terrel Mall e executam 2 milhas através da cidade para onde os outros eventos acontecem. Não é uma corrida. Entretanto a conclusão deste, recompensa executar uma vantagem significativa para ganhar o prêmio William Wallace.

Foot race

Todos os concorrentes correm juntos em um trajeto cheio de obstáculos.

Tug of war

Esta é uma competição de clã contra clã. Uma corda tem que ser puxada e o clã mais forte ganha.

Rock Throw


Uma pedra grande e pesada é arremessada o mais longe possível onde os competidores são pontuados pela distância que é medida por nós em uma corda. Um competidor ganha pontuação zero se pisar na linha principal. Com tês pedras a serem jogadas, os competidores podem jogá-las em sequência ou em momentos diferentes a qualquer hora do evento.

Keg Toss

Neste evento será dado ao concorrente duas tentativas de atirar um barril vazio de 50 galões sobre sua cabeça através de uma barra de altura. Um concorrente é considerado bom se manter os pés imóveis no chão e se o barril não tocar a barra de altura. A cada jogada com êxito, a barra deve ser levantada conferindo se o concorrente quer ir para o próximo nível.

Hammer Toss

Evento em que o concorrente deve arremessar um martelo. A maior distância dá a vitória ao competidor.

Caber Toss


O arremesso de troncos a uma distância demarcada. Esta técnica possui quatro passos: A pegada, a aproximação, a parada e o arremesso. O objetivo é fazer com que o lado do tronco segurado pelo competidor seja arremessado de maneira que este mesmo lado caia apontando o outro lado para aonde esta o competidor. Neste evento,se o tronco cair na posição de 10 ou 2 horas será considerado bom. Neste evento existem 3 troncos de dificuldades diferentes tendo o competidor duas chances para cada tronco. A falha acontece se o competidor em qualquer momento deixar cair o tronco, ou se o mesmo cair em umaposição que não esteja entre 10 ou 2 horas. Se o competidor concluir os 3 níveis de troncos, ele é selecionado para o nível final onde é trazido um 4º tronco.

Estes são apenas alguns dos jogos que podemos encontrar nos Highland games. Confira abaixo um vídeo sobre os Highland games realizados em 2007 na cidade de Inveraray, em Argyll and Bute, Escócia.

No comments:

Post a Comment

 
BlogBlogs.Com.Br