Este aqui:
É Cinaéd mac Alpín (Coinneach mac Alpein em gaelico moderno) e mais conhecido como Kenneth McAlpin já na forma anglicizada. Filho de Alpin mac Echdach, foi rei dos pictos de acordo com o mito nacional, Kenneth I foi também o primeiro rei da Escócia, o que lhe valeu o apelidopóstumo de An Ferbasach "O conquistador". Acredita-se que este foi o fundador da dinastia que reinou a Escócia por toda a idade média.
Não se sabe ao certo a origem deste rei, mas muitos historiadores aceitam um manuscrito para a ancestralidade de Kenneth I:
"...Cináed son of Alpín son of Eochaid son of Áed Find son of Domangart son of Domnall Brecc son of Eochaid Buide son of Áedán son of Gabrán son of Domangart son of Fergus Mór "
(Genealogies from Rawlinson B 502: ¶1696 Genelach Ríg n-Alban)
O reinado Kenneth é datado de 843, mas não era, provavelmente, até 848 que derrotou o último de seus rivais pelo poder. As crônicas dos Pictos alegam que ele foi o rei em Dal Riata por dois anos antes de se tornar o rei dos pictos em 843.
Kenneth deixou pelo menos dois filhos, Constantino e AED, que mais tarde foram reis, e pelo menos duas filhas. Uma de suas filçhas se casou com Run, o rei de Strathclyde e Eochaid sendo o resultado dessa união. A filha de Kenneth, Máel Muire casou se com doi importantes reis irlandeses de Uí Néill. Seu primeiro marido foi Aed Finliath de Cenél nEógain. Niall Glúndub, antepassado do O'Neill, era o filho deste casamento. Seu segundo marido foi Flann Sinna de Clan Cholmáin. Como esposa e mãe de reis, quando Máel Muire morreu em 913, sua morte foi relatada pelo Anais de Ulster, uma coisa incomum para as crônicas da época.
Kenneth morreu em 13 de Fevereiro de 858 e seu sucessor foi Donall McAlpin (Donald McAlpin)
Godspeed...
No comments:
Post a Comment