"Here's tae the King Sir, Ye ken wha I mean Sir.
And tae every honest man that would dare it again.

Here's tae the chieftains of a' the Hieland clans
They dare'd mair then once, and will dare it again!

When ye hear tae the pipes sound "Tootie tattie" tae the drum.
Then up your sword and doon your gun, and tae the rouges again."

(The Jacobite Toast)


Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Archive

Tuesday 17 August 2010

CALGACUS - Um herói ou um mito?

Hello Lads and Lassies...

Antes da Escócia ser Escócia, ou mesmo Alba, a Caledônia viveu grandes batalhas para manter sua liberdade. E em meio e estas batalhas a história nos fala a Respeito de um guerreiro dos Pictos (picts) chamado Calgacus. Mas ele realmente existiu ou foi apenas uma invenção do historiador romano TACITVS? Afinal de contas quem foi Calgacus?

De acordo com TACITVS, Calgacus (às vezes Calgacos ou Galgacus) foi um chefe da Confederação Caledonian que lutou contra o exército romano de GNAEVS JVLIVS AGRICOLA, na Batalha de MONS GRAVPIVS, (que em 1470 foi transcrito de forma errada como MONS GRAMPIVS, dando origem às montanhas Grampian). Esta batalha aconteceu no norte da Escócia no ano 83 ou 84. Calgacus pode ser interpretado em Celtic como  "Calg-ac-os", possuindo uma lâmina" ou "possuindo um pênis". 
A única fonte que possui referência histórica dele é em "AGRICOLA" de TACIVS, que o descreve como "o mais distinto para o nascimento e valor entre os líderes". TACITVS escreveu um discurso para ele antes da batalha na qual ele descreve a exploração da ilha Britânica por Roma e desperta as suas tropas para lutar. 
O grande problema é que não se pode confiar muito no documento de um historiador romano para se provar a existência de um herói escocês. Até mesmo porque o discurso de Calgacus só se encontra em latim e esta não era a língua falada por Calgacus. Calgacus também não é mencionado durante a batalha e nem depois como um refém de AGRICOLA na derrota da Caledônia pelos Romanos. Ambos Calgacus quanto seu discurso podem ser invenções de TACITVS. E ai no que você acredita???
Para maiores informações:
.

Site com informações sobre Calgacus (Inglês)
.
Discurso de Calgacus para seu exército (Inglês)
.
Godspeed...



No comments:

Post a Comment

 
BlogBlogs.Com.Br