"Here's tae the King Sir, Ye ken wha I mean Sir.
And tae every honest man that would dare it again.

Here's tae the chieftains of a' the Hieland clans
They dare'd mair then once, and will dare it again!

When ye hear tae the pipes sound "Tootie tattie" tae the drum.
Then up your sword and doon your gun, and tae the rouges again."

(The Jacobite Toast)


Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Archive

Monday 12 October 2009

Scottish Football eh?

Laaaaaaaaaaads!!! Hello!

Como eu tinha comentado em um post anterior que falaria sobre Footbal escocês, em especial sobre uns dos maiores times da Escócia: Glasgow Celtic e Glasgow Rangers. São dois grandes times, mas quando falamos de rivalidades entre eles a coisa fica feia. Bem, vamos aos times.

Glasgow Celtic



O Celtic Football Club é um clube de futebol da Escócia sediado na cidade de Glasgow, que compete na Scottish Premier League, mais alta divisão do futebol escocês. O nome oficial do clube é The Celtic Football Club. Até 1994 o nome completo era The Celtic Football and Athletic Company Ltd.

O Celtic joga seus jogos no Celtic Park, mais conhecido como Parkhead, tem capacidade para 60.832 pessoas, sendo o maior estádio de futebol da Escócia. Na temporada 2006/07, o Celtic Park teve uma média de 57.927 pessoas por jogo, sendo a segunda maior, depois do Manchester United, de um clube de futebol do Reino Unido.

Costuma ser conotado com os escoceses católicos e os descendentes de irlandeses. O seu grande rival local, o Glasgow Rangers, pelo contrário, costuma ser associado aos escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas). Os encontros entre estas equipes fazem o clássico Celtic versus Rangers.

Em 1967, o Celtic se tornou o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa, que até então só havia sido conquistada por times italianos, portuguêses e espanhóis. Nesta temporada o Celtic ganhou todas as competições que disputou: o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia, a Copa da Liga Escocesa, a Copa dos Campeões da Europa e a Copa de Glasgow.

Glasgow Rangers



O Rangers Football Club é um clube de futebol de Glasgow, na Escócia, e joga atualmente na Premier League Escocesa. O Rangers já ganhou 51 campeonatos escoceses, e detém o maior número de troféus do mundo.

O seu estádio, o Ibrox Stadium, tem capacidade para pouco mais de 50.000 espectadores, e é um dos estádios 5 estrelas da UEFA. O estádio foi o primeiro da Escócia a ter este "título" que agora é "dividido" com o Hampden Park, que é o estádio onde a seleção da Escócia joga.

Os torcedores do Rangers estão em vários países e são adeptos de diversas religiões, entretanto, na história do clube, o Rangers é mais próximo dos Protestantes e da comunidade à favor do Reino Unido. Ao longos dos anos o Rangers disputa a hegemonia do país com o Glasgow Celtic, também de Glasgow.

***
Eternos Rivais

Old firm ("Velha firma") é o nome popularmente dado ao confronto clássico entre o Glasgow Celtics e o Glasgow Rangers, que se confrontam desde 28 de Maio de 1888, sendo assim é um dos clássicos mais antigos do mundo.

No segundo jogo da final da Copa da Escócia de 1909, com 60 000 espectadores no Estádio de Hampden Park, uma briga de enormes proporções entre torcedores dos dois clubes e também com a polícia, suspendeu a decisão e inaugurou a fase violenta deste confronto. Houve rumores de que os dois clubes tinham interesse de realizar uma terceira partida para definir o campeão por interesses econômicos, recebendo neste momento histórico o clássico entre Celtic e Rangers, o apelido de "The Old Firm", uma insinuação que ambos os clubes se beneficiam financeiramente da antipatia mútua.

Em 1912 instalava-se em Glasgow um estaleiro, de nome Harland & Wolf, que tinha como norma não contratar católicos. Este fato trouxe à tona o problema religioso escocês, que imediatamente foi transferido para o futebol, já que ambos os clubes tinham identidades com as partes envolvidas, o Celtic, católico e Glasgow Rangers, protestante.

A questão religiosa

Além da grande rivalidade entre os clubes, da mesma cidade escocesa, as torcidas também trazem consigo questões alheias ao futebol. As torcidas defendem duas filosofias político-religiosas antagônicas em suas respectivas histórias.

O Glasgow Rangers é um clube no qual boa parte de seus torcedores é devota do Anglicanismo, ou seja, seguidores político-religiosos da rainha do Reino Unido. Sua torcida traz uma grande bandeira, onde está pintado o rosto da Rainha Isabel II, a atual líder anglicana, além de venerarem o UVF (grupo terrorista protestante do Ulster).

O Celtic, por sua vez, é o clube predileto dos escoceses de religião católica e dos irlandeses residentes na Escócia, tendo milhares de torcedores entre os católicos das duas Irlandas. Sua torcida exibe uma bandeira alviverde com o retrato do falecido papa João Paulo II, além de exaltar o IRA (grupo terrorista católico).

Esta rivalidade muitas vezes atravessa as tênues fronteiras do enfrentamento saudável, provocando brigas entre as torcidas, o que acaba ferindo e até vitimando muitos torcedores de ambos os lados, numa atitude lastimável considerando as pseudo ligações religiosas de ambos os lados.

O brinde de hoje é fantástico.... FANTÁSTICO.... Um documentário da BBC sobre a rivalidade desses dois times... CENAS FORTES (Disponível somente em Inglês, então se você não sabe Inglês, procure um amigo, ou faça aulas de inglês... Eu dou aulas particulares heim...!!! E meu sotaque é de Glasgow.....)

Brincadeiras aparte aproveitem o documentário...

Tararanoo....

The Old Firm

Scottish secret shame part 1


Scottish secret shame part 2


Scottish secret shame part 3


Scottish secret shame part 4 (Final part)

No comments:

Post a Comment

 
BlogBlogs.Com.Br