"Here's tae the King Sir, Ye ken wha I mean Sir.
And tae every honest man that would dare it again.

Here's tae the chieftains of a' the Hieland clans
They dare'd mair then once, and will dare it again!

When ye hear tae the pipes sound "Tootie tattie" tae the drum.
Then up your sword and doon your gun, and tae the rouges again."

(The Jacobite Toast)


Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Blog Archive

Friday 9 October 2009

Rugby e a Escócia

Este é o esporte, logicamente não o comparo com o Highland games... Mas o Rugby em minha opinião é o maior esporte de toda esta modernidade... Vamos aos comentários...

História do Rugby

Uma lenda diz que este esporte surgiu de uma jogada irregular do futebol onde um jogador chamado William Webb Ellis, do colégio de Warwickshire, na Inglaterra, pegou a bola com as mãos e correu com a mesma até a linha de fundo adversária...Isso em 1823...Ooo faz tempo...
Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.
A fundação da Football Association deu-se em 26 de outubro de 1863 com 21 clubes unificando as regras das principais vertentes do futebol da Inglaterra como as de Cambridge, as de Sheffield e as de Rugby, durante quase uma década o futebol e o rugby foram o mesmo esporte.
Devido a um desentendimento do clube de futebol Blackheath, sobre duas das regras do futebol pela Footbal Association (Tackles - Derrubadas, e carregar a bola com as mãos), foi criado em 26 de Janeiro de 1871, em um restaurante em Londres, a Rugby footbal union, com 21 times representantes da Inglaterra.

O primeiro jogo...

Foi realizado em Raeburn Place, em Edinburgo, na Escócia, em 27 de Março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. Final Escócia(1 try e 1 gol) X Inglaterra (1 try)...Aeeeeeeeeeeeee Escóciaaaaaa......!!!
Devido a uma série de outras desavenças e discussões que se sucederiam ao longo da história surgem a IRFB (International Rugby Football Board) que ao mudar sua sede de Londres para Dublin muda seu nome para IRB (International Rugby Board); a NRFU (Northen Rugby Football Union) que surgiu quando 20 clubes deixaram a RFU (Rugby Football Union). Em 1922 a NRFU passaria a se chamar Rugby Football League. Dai vem as Copas do Mundo e os jogos internacionais e profissionais...

Para quem não conhece as Regras de Rugby, o jogo soa como um combate entre bárbaros onde só se vê pancadaria e um "Ovo" sendo chutado, lançado e disputado... Mas não é por ai... veja um resumo das regras:

A Bola





A danada é bonita não???

O Campo



Lógico que não vou dar muitas explicações até porque as medidas estão todas ai na foto... :)

Equipamento

No rugby é usado apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

* Chuteira - Utiliza-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.
* Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.
* Boqueira - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.
* Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

Pontuação

* Try ou Ensaio (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.
* Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.

* Drop Goal ou Pontapé de ressalto (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

* Penalty Goal ou Pontapé de Penalidade (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.

O Brasil é um país novo no Rugby, já com seleção, e está com as portas abertas para futuros jogadores. Procure pela internet que vocês irão encontrar vários clubes para treinos espalhados pelo país.

Que belo esporte não... me desculpe quem não gostar de ouvir isso, mas Futebol Americano não é nada perto de Rugby...rs...rs...rs...

Seguem agora algumas fotos da Seleção escocesa de Rugby:












OLHA SÓ QUE BARATO!!!

A equipe de Nova Zelândia (All Blacks) costuma realizar a dança de guerra da tribo Maori antes dos jogos. Veja:



Agora vejam quem nem a ameaça da Nova Zelândia cresce perto da Escócia... Go Scotland...!!!

Vejam que perfeito...hahahahaha (Propaganda)



Tararanoo...

3 comments:

  1. Hello there, fit like? ;D

    Bem, não precisava eu vir aqui pra dizer que os caras confiam nos seus tacos. =p Hahahahahahaha. Mas, de qualquer forma, está dito. Muito FODA!

    Parabéns, (desculpa, não tem como não parabenizar) o blog está a cada dia mais interessante, agora sofisticado e gênial.

    Bom domingo!

    ReplyDelete
  2. Olá David,

    Sou um brasileiro que se interessa pela Escócia como você. Estudo desde criança a história e a cultura deste povo fantástico. Certamente há poucos como nós no Brasil, mas é muito legal ver o trabalho que você fez neste seu blog. Já joguei rugby e estudei gaita-de-fole por um bom tempo, e ver estas coisas todas postas no seu blog parece que fui eu que fiz!

    Tudo de bom e um abraço,

    Tiago Simões

    ReplyDelete
  3. Perfeito!
    Nada como um escoces em seu kilt!
    Adorei seu blog..estarei fuxicando por aqui!
    Juliana

    ReplyDelete

 
BlogBlogs.Com.Br